nav-left cat-right
cat-right
Gastronomia em Curitiba. Confira dicas para apreciar a comida curitibana

Contribuição: Mariana Hillbrecht (www.falaturista.com.br)

Ao viajarmos para qualquer cidade sempre esperamos duas coisas básicas: hospedagem confortável e boa comida. A gastronomia nem sempre é o momento apenas da refeição (almoço ou jantar) para quem visita um local novo, mas também é uma forma de conhecer a cultura e os costumes da cidade visitada. Para aqueles que pretendem conhecer Curitiba, a dica é preparar-se para viver grandes experiências gastronômicas. Por ser cosmopolita, a cidade apresenta excelentes opções para se comer bem, seja no hotel em Curitiba que você está hospedado, até grandes restaurantes e pequenos botequins.

Curitiba tem um currículo respeitável quando o assunto é boa gastronomia. Essa história vem desde seus primórdios, principalmente durante a revolução industrial europeia, quando a população camponesa, que não encontrava mais tantas oportunidades de trabalho com a agricultura, começou a migrar para outros centros, causando um inchaço populacional e estimulando a busca por novas opções para se viver. Com isso, Curitiba começou a receber seus imigrantes que vinham com muita disposição para o trabalho e trazendo em sua bagagem toda a cultura, temperos e pratos típicos de seus países.

Quem aprecia uma boa massa italiana, por exemplo, poderá se deliciar nas tradicionais cantinas de Santa Felicidade. Colonizado pelo povo napolitano, o bairro é um dos mais famosos da cidade quando o assunto é espaguetes, calzones, lasanhas ou qualquer prato típico da Itália. A boa dica para comer bem em Santa Felicidade é visitar o famoso restaurante Madalosso, que já serve a capital há mais de 50 anos com os melhores frangos com polenta do Brasil.

Para quem gosta de apreciar pratos diferentes uma boa opção em Curitiba é a gastronomia ucraniana. Trazida pelos imigrantes da Ucrânia, ela está presente em alguns restaurantes espalhados pelo Centro da cidade. Vale à pena experimentar os famosos “Verénekes”, pasteizinhos cozidos recheados com batata e requeijão e o saboroso “Borsch”, uma sopa de beterraba com feijão.

Em meio a tantos temperos vindos do mundo todo, nós não podemos esquecer da gastronomia paranaense, que também se faz presente na capital. Com um grande mix de sabores e culturas como a indígena, portuguesa, espanhola, italiana e outras, o estado do Paraná desenvolveu sua culinária típica e única! Um dos pratos mais tradicionais é o Barreado, criado por pescadores do litoral, o prato nada mais é que uma carne bem curtida e desfiada servida com farinha de mandioca e banana. Os tropeiros também ajudaram a desenvolver a culinária do estado, trazendo para a capital pratos típicos do Rio Grande do Sul, principalmente o churrasco. A cidade apresenta inúmeras churrascarias, que oferecem um rodízio espetacular com diversos tipos de carnes. Muitos dizem que as churrascarias de Curitiba estão entre as melhores do Brasil.

Curitiba é uma cidade que abriga diversas belezas e maravilhosos pontos turísticos, mas também excelentes opções gastronômicas a serem exploradas. Então que tal conhecer Curitiba e embarcar nessa saborosa viagem?

Artigos relacionados:

3 Responses to “Gastronomia em Curitiba. Confira dicas para apreciar a comida curitibana”

  1. mary lyrio says:

    Boa noite Déa, estou indo com meu esposo para Curitiba no final do ano e adorei suas dicas, sou apaixonada por gastronomia e concerteza irei experimentar tudo.Gostaria também, se possível, que vc me indicasse alguns locais para eu curtir a noite com meu esposo, que tivesse música, bons aperitivos e fosse bem movimentado. So tenho uma recomendação que não tenha escadas, pois estou temporariamente na cadeira, nas sou jovem e adoro lugares movimenntados e divertidos. Antecipadamente agradeço á atenção.

    • Dea says:

      Boa noite Mary, o artigo sobre a gastronomia de Curitiba foi uma contribuição da Mariana Hillbrecht. Eu não moro em Curitiba, portanto não vou poder te ajudar.
      Desculpe a demora em responder, mas eu estava viajando.

  2. Boa tarde,
    Convidamos para encontro de Bartenders em Curitiba
    Troca de informações, degustações com os profissionais da região.
    Convite link.
    Abs
    http://www.facebook.com/events/310052495700026/

Leave a Reply